(22) 992194557
atendimento@santoficiogastronomia.net

Blog

Hora de escolher o tipo de serviço de buffet para o seu casamento. Você já conhece todos eles?

Você com certeza já ouviu falar em “serviço volante”, “fingerfoods”, “buffet americano”, “jantar à inglesa” e “ serviço empratado”, mas talvez não saiba ao certo o que significa cada um desses termos. Não se preocupe! Vamos simplificar e ajudar você a entender o que cada uma dessas palavrinhas quer dizer, quais são as diferenças entre elas e como definir o serviço mais adequado para a sua festa.

Qual é o melhor tipo de serviço de buffet?

Não o “melhor” buffet e sim o mais adequado para o seu evento. Qual combina mais com o tipo de festa que você sonha? Vamos entender como é cada tipo de serviço e depois você tira suas conclusões:

  • 1. Serviço volante: é o serviço de coquetel no qual os garçons circulam entre os convidados servindo canapés ou mini porções, além das bebidas (com exceção das bebidas servidas no bar). Principais vantagens: praticidade, dinamismo e menor necessidade de mobiliário e garçons.
  • 2. Serviço americano: neste formato, as travessas ou réchauds com alimentos são colocados em uma única mesa ou aparador, junto com os guardanapos, pratos e talheres. Os convidados passam pela mesa,são servidos pelos atendentes conforme suas escolhas, depois se sentam à mesa e degustam sentados. Vantagens principais: é o caminho do meio entre o serviço volante e o empratado, recomendado para quando você prefere acomodar seus convidados sentados, porém mais simples do que o serviço empratado porque requer menos garçons.
  • 3. Serviço empratado: mais formal que os anteriores, neste tipo de serviço os pratos são servidos prontos aos convidados, que esperam sentados em suas mesas. Para isso, é necessário que na cozinha haja espaço e superfícies adequadas para montar todos os pratos ao mesmo tempo, além de um número maior de garçons. Também será preciso prever lugares nas mesas para o número total de convidados, enquanto que nos serviços americano e volante não é necessário, já que alguns convidados podem se acomodar também em cadeiras avulsas, lounges e bistrôs.

Existem ainda os serviços à inglesa e à francesa, que são versões mais sofisticadas do serviço empratado,nos quais os convidados também são servidos à mesa, mas os pratos são finalizados no momento de servir.

Agora é só decidir qual o melhor serviço para a sua festa

A maioria das pessoas opta por combinar estilos de serviço, dando preferência ao serviço volante (ou coquetel) durante todo o evento, combinado à estações fixas (com serviço americano) de massas ou temáticas (árabe, japonesa, mineira ou mexicana). Conheça mais sobre as estações no nosso post sobre estações fixas.

Na praia, essa é a combinação favorita por tornar a festa mais descontraída e dinâmica, além de evitar pausas no momento do jantar e filas para solicitar o prato.

Neste formato de serviço volante há o momento do jantar, quando, geralmente, dois pratos (um de carne e um de peixe) são servidos em versão “mini”, em pratinhos, panelinhas ou similares. Porém, se você sente que seus convidados preferem jantar em um prato maior e sentados à mesa, é possível servir apenas o jantar no formato americano ou separar um momento para o jantar empratado, à mesa.

Agora que você já conhece os detalhes de cada serviço, entre em contato com a gente para definir as opções do seu cardápio.